"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 16 de março de 2019

Camilo Castelo Branco aniversariante

Minha Amélia

Depois da constipação veio o flagelo das dores. Estou no uso do ópio em alta quantidade e para me entorpecer os nervos. Depois deste medicamento fico muito prostrado sem forças para ir a Lisboa. Tenho grande pesar em não ir por todas as razões, menos a da Exposição, que essa decerto me não atraía lá.
Vão e lembrem-se, quando passarem no Largo do Carmo. Que eu nasci numa casa onde hoje está um encadernador de livros chamado Lisboa. É defronte das ruínas do Carmo. 
(...)
Carta de Camilo Castelo Branco para a sua filha Bernardina Amélia


Camilo, que nasceu a 16 de Março de 1825, induziu em erro os seus primeiros biógrafos com a informação quanto ao seu lugar de nascimento. A verdade apurada foi outra e a placa evocativa que chegou a estar no Largo do Carmo foi transferida para a Rua da Rosa.

Caricatura da autoria de António


Sem comentários:

Enviar um comentário