"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Cláudio Torres - 80.º aniversário

Parabéns, Professor!


Já uns bons anos depois de ter conhecido Cláudio Torres na faculdade e do professor a ter abandonado, dedicando-se ao projecto que o ligaria "eternamente" a Mértola, tive a oportunidade de o reencontrar, quando de uma visita com os meus alunos do 7.º 8 (1994-95). 
Acertámos no momento a realização de uma entrevista por parte de um pequeno grupo dos alunos - era impossível introduzir toda a turma no seu gabinete de trabalho.
Fomos comprar à pressa um pequeno gravador e micro-cassetes.
Escolhidos os alunos, a entrevista decorreu durante uns largos minutos (os outros tiveram de aguardar...). 

Eram miúdos, as respostas podiam ter sido breves, a entrevista podia ter sido "despachada". Mas não! O gosto em falar do seu trabalho, do projecto do Campo Arqueológico de Mértola, de Arqueologia, de História, ficou patente na forma como a entrevista foi decorrendo, como o diálogo se foi soltando. E os outros alunos à espera...



Acho que foi uma óptima entrevista, editada pelo jornal da escola - a Gazeta Paulo da Gama -, desenvolvida e profunda como poderia ser uma entrevista a um conceituado órgão de comunicação social. 
Para nós - professor e alunos presentes (sortudos!) - foi inesquecível.
Lamento que a maioria dos alunos tenha ficado à espera. Tiveram que se contentar com as fotografias e a audição da entrevista (mais tarde, a leitura).

É interessante que na parte final da conversa foi aflorada a necessidade e a ameaça do turismo. Muito actual...

O Campo Arqueológico de Mértola comemorou 40 anos em 2018.
Cláudio Torres comemora o dobro dos anos.
Agora, tal como escrevemos no fim da edição da entrevista na Gazeta, "Um abraço e felicidades para o vosso projecto".



Sem comentários:

Enviar um comentário