"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 20 de janeiro de 2019

Fellini - entrada no ano do centenário

Federico Fellini faria hoje 99 anos.

«Eu inventei-me inteiramente: infância, personalidade, os desejos ardentes, sonhos e memórias, tudo para me permitir lhes dizer.» (Fellini) 



Em 8 ½, Fellini transporta-nos para o interior da angustiante (e angustiada) mente criativa de um realizador no desenrolar do processo mental do seu trabalho.
Este será o primeiro filme em que a sua imaginação supera a realidade. A partir daqui, o sonho, a fantasia e o grotesco tornam-se a matéria-prima da sua carreira.

Se a obra de Fellini reflecte a sua vida, esta também é vista através do sonho que a alimenta.
Regressa ao passado mas reconstruindo-o criativamente – transforma-o numa nova realidade.

«A memória não é exacta. Eu descobri que a vida que eu conto tornou-se mais real para mim, do que a vida que eu realmente vivi.»


Sem comentários:

Enviar um comentário