"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Viajar... a cavalo num relâmpago

«No dia 15 de Agosto de 1915, às duas horas da madrugada, eu, meu irmão Álvaro e o Dr. Pedro de Macedo partimos, do Largo do Arquinho, num Fraschini guiado pelo Dr. José Vahio.
O férreo e simpático animal, como ferido na sua vaidade de corredor, estremece, ronca e logo arremete contra as distâncias do planeta, erguendo nuvens de poeira e dardejando fogo com os olhos sobre a estrada. (...)»



«Viajar em auto é correr mundo, a cavalo num relâmpago.
Pessoas, paisagens, vilas, lugarejos passam por nós numa tal velocidade, que as impressões recebidas continuam, em nossa memória, a sua doida cavalgada, numa confusão turbilhonante. A distância que as separa e lhes dá perspectivas é eliminada pelo movimento que as anima; e as suas aparências quase se fundam num todo, caótico e disparatado, que é a fonte caricatural da moderna pintura futurista.»
Teixeira de Pascoaes, A Beira (num relâmpago)


Sem comentários:

Enviar um comentário