"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Obras de arte adquiridas pelo Estado - Vieira da Silva

Recentemente falou-se muito na aquisição, pelo Estado Português, de um quadro de Álvaro Pires de Évora, a expor no Museu Nacional de Arte Antiga.

No Verão passado (e, talvez por ser Verão, passou mais despercebida) foi a aquisição de seis obras da autoria de Maria Helena Vieira da Silva, após vários anos de negociações entre o Estado, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva e os herdeiros do coleccionador Jorge de Brito (anterior proprietário das obras, falecido em 2006), para a compra e impedimento de saída das obras do país.

Existe, felizmente, uma lógica diferente na política cultural. Dos valores não sei falar - não sei se são justos ou se se justificam. Parecem-me elevados (cerca de 5 milhões e meio de euros, no caso dos "Vieiras da Silva"), mas eu não sou avaliador nem contabilista, embora, como contribuinte, tenha ajudado à compra.
Como se costuma dizer, "antes aqui do que na farmácia!".
Sempre temos a possibilidade de usufruir as obras e esperar que, pelo seu valor artístico, elas possam atrair visitantes e justificar os investimentos na perspectiva financeira. Na perspectiva cultural estão mais do que justificados. 



O Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, onde os quadros integrarão a colecção permanente, celebra agora essa aquisição pelo Estado Português, facultando entrada gratuita no museu até 9 de Fevereiro. 

São seis quadros pintados por Maria Helena Vieira da Silva num período de maturidade artística, entre 1958 e 1970.

Novembre (1958)

La Mer (1961)

Au fur et a mesure (1965)

Esplanade (1967)

New Amsterdam I (1970)
New Amsterdam II (1970)


1 comentário:

  1. obrigada pela noticia e pela partilha das imagens dos quadros!
    o Estado somos nós então fico com curiosidade para visitar o museu de Arte Antiga !

    ResponderEliminar