"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

A terra treme nos Açores - a Lagoa do Congro



Esta actividade sísmica tem tido como epicentro a zona entre a Lagoa do Fogo e a Lagoa do Congro.
O chamado sistema vulcanotectónico do Fogo-Congro representa um sector emerso de uma das mais activas zonas de fractura do Atlântico Norte.

Não é estranho que seja uma das mais importantes áreas sismogénicas dos Açores, aqui se acumulando tensões que resultam do "jogo" das placas litosféricas Eurasiática, Africana e Americana. Mesmo em períodos de “acalmia”, este sistema regista, em média, 3 a 5 microssismos por dia. De tempos a tempos a área é palco de uma crise sísmica mais importante.

Nos Açores, os sismos não podem ser dissociados dos vulcões e esse é o caso do observado no sistema Fogo-Congro. Este sistema tectónico abrange o Vulcão do Fogo, a oeste, e um alinhamento de pequenos centros vulcânicos que se estende desde a Lagoa do Fogo até ao bordo da caldeira do Vulcão das Furnas, a leste, de entre os quais se salienta a depressão da Lagoa do Congro.

A bela Lagoa do Fogo é bem mais conhecida do que a sombria e misteriosa Lagoa do Congro.
O trabalho que me deu, em 2000, descobrir esta última lagoa!...



Que saiba, nos últimos tempos o acesso à lagoa tem estado limitado.


A informação base deste post foi retirada do site do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos - aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário