"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 3 de julho de 2016

Luís Raposo eleito presidente do ICOM

O arqueólogo e museólogo português Luís Raposo foi hoje eleito presidente do ICOM (Conselho Internacional de Museus) na Europa.
O ICOM é uma organização não-governamental, criada em 1946, que mantém relações formais com a UNESCO e tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
O antigo director do Museu de Arqueologia vai liderar este organismo durante 3 anos.


«Às vezes na vida temos a sensação de atravessamos desertos, de sermos como que estrangeirados. Em verdade eu nunca me senti assim e quando ocasionalmente estive mais isolado aproveitei para reflectir e eventualmente reformar-me nas minhas convicções. Mas sempre, sempre tive a felicidade de partilhar ideias e ideais com muitos outros. Aqui em Milão somos quase duas dezenas de portugueses que hoje todos estavam comigo. Comentei isto com o nosso Presidente do ICOM Portugal: temos sorte de sermos o país e a gente que somos. Poucos se nos comparam na franqueza e generosidade militantes com que encaramos a nossa relação social. Sabemos rir, sabemos chorar muito melhor do que outros. Vivam os museus e os profissionais de museus portugueses.»
Luís Raposo


Sem comentários:

Enviar um comentário