"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um enorme elogio (vaidades!)

Hoje, no final da aula do 6.º 6, despedi-me do Pedro, que vai já para férias.
O Pedro é (foi) meu aluno de HGP durante estes 2 últimos anos. É um "miúdo" fantástico! Não gosta de ser muito destacado e eu também sou comedido nos elogios (talvez um pouco sovina), mas uma vez senti necessidade de lhe dizer que teria de recuar cerca de 25 anos para encontrar um aluno tão bom como ele, a História, no 2.º Ciclo. Acho que ele gostou de ouvir (merecia).
Hoje, à despedida, disse-lhe que tinha tido muito gosto em o ter como aluno.
Como resposta, o Pedro disse-me que tinha tido muito gosto em me ter como professor.
E eu gostei de ouvir (com a dúvida de saber se mereço).
Mas que, para mim, foi um enorme elogio, lá isso foi.
E estas pequenas "coisas" é que são na realidade grandes, nos enchem a alma e nos fazem esquecer a mesquinhez de burocráticas avaliações do desempenho.
Até posso ter "Insuficiente" nesta última, que a ralação não é grande - ter ouvido o Pedro dizer-me aquela frase é muito mais importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário