"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seleccionar - Desseleccionar - É como o Carlos Queirós

Jornal de Notícias, 22 de Setembro de 2010
Duas escolas portuguesas seleccionadas para programa mundial da Microsoft

Dois estabelecimentos de ensino portugueses, em Lousada e nos Açores, foram seleccionados para integrar o Programa mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft, anunciou hoje, quarta-feira, a empresa.
Concluído o processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura, a Escola Básica do 2.º e 3º ciclos de Nevogilde, em Lousada, e a Secundária de Lagoa, nos Açores, foram seleccionadas para representar Portugal e fazer parte daquela rede mundial que reconhece e premeia a inovação.
O Programa Escolas Inovadoras insere-se no Parceiros na Educação, um programa da Microsoft presente em 114 países que tem por objectivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino.
No ano passado foi pela primeira vez seleccionado um estabelecimento de ensino português, a Escola da Várzea, em Lamego.
(...)
"As novas tecnologias são um instrumento fundamental para a abertura das escolas ao mundo. A sua utilização na sala de aula, pelos professores e alunos, abre novas e inesgotáveis perspectivas para a aprendizagem", afirma o Ministério da Educação, numa nota enviada à Lusa, sublinhando que o Plano Tecnológico do sector permitiu disponibilizar às escolas recursos digitais que promovem "o acesso de todas as crianças e jovens à informação e ao conhecimento".

Público, 23 de Setembro de 2010
A escola de Lamego que, no ano passado, foi escolhida pela Microsoft para integrar a rede mundial de escolas inovadoras, fechou as portas. Os 32 alunos da EB1 de Várzea de Abrunhais - que dispunham de wireless e em cujas aulas os Magalhães trabalhavam conectados com o quadro interactivo - foram transferidos para um centro escolar onde não há telefone nem Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário