"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 28 de agosto de 2010

Dizer palavras semelhantes

Ontem a Fátima fez anos (finalmente lembrei-me no dia certo!) e, por acaso, li o discurso de Mário Carvalho na ocasião em que recebeu o prémio Fernando Namora, pelo romance A sala magenta (no passado dia 28 de Julho).
Penso que será partilhado o desejo expresso no seu final.
Mais alguém à procura da alma!

«(...) Dos tempos remotos ficou o orgulho de ter contribuído, mesmo que em mínima escala, para que Portugal viesse a ser um país melhor. Tive as contrariedades e os sofrimentos e os maus passos, nos momentos certos em que havia juventude, ou vontade de os suportar, e quando velava sempre a garantia da esperança. Acho que cometi os equívocos certos - mais por sorte que por mérito - também nos momentos certos. E francamente, desejo, perante um mundo que me parece cada vez mais estranho e irreconhecível, que ele não seja pior para as minhas filhas e os meus netos e que eles possam chegar à minha idade dizendo palavras semelhantes a estas



Sem comentários:

Enviar um comentário