"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 29 de setembro de 2024

Dia do Arcanjo S. Miguel

«Foi então que no céu se deu uma batalha. Miguel e os seus anjos declararam guerra ao dragão e, por sua vez, o dragão e os seus anjos responderam, mas foram vencidos e desapareceram do céu definitivamente. O grande dragão foi esmagado. Ele é a antiga serpente, aquele a quem chamam Diabo e Satanás, o sedutor de toda a gente. Ele e os seus anjos foram atirados para a Terra.*»

Apocalipse, 12:7-9

29 de Setembro é o Dia de S. Miguel. Miguel é o príncipe dos anjos, mas, desde as reformas do Concílio Vaticano II (1961), está acompanhado na celebração deste dia por S. Rafael e S. Gabriel, Arcanjos, os soldados do exército celeste. 

Li que a data de celebração de S. Miguel é comum a cristãos, judeus e muçulmanos, "como uma homenagem a um dos sete espíritos puros de Deus"**.  


* Esse terá sido o descuido do Arcanjo Miguel...
** Que S. Miguel valha a alguns líderes políticos mundiais! Mas parece que o Diabo e os seus anjos maus, impuros e corruptos ainda andam na Terra...


Sem comentários:

Enviar um comentário