"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

terça-feira, 26 de maio de 2020

A reciprocidade é a lei fundamental da natureza

«O homem desempenha na modelação da paisagem um papel muito importante; pode ser considerado, neste aspecto, como um autêntico criador de beleza. Toda a actividade humana tem como fim a satisfação das suas necessidades, quer espirituais, quer materiais. (…) A paisagem terá de ser considerada como um todo orgânico e biológico em que cada elemento é interdependente, influenciando e sofrendo da presença dos restantes participantes. A reciprocidade é a lei fundamental da natureza.» 
Gonçalo Ribeiro Telles (1956)





Gonçalo Ribeiro Telles “sempre nos ensinou que a democracia para se consolidar precisa de cuidar da memória e da cultura, como factores de humanização – de modo que o ser prevaleça sobre o ter e que a dignidade humana seja o denominador comum da vida em sociedade.” (Guilherme d'Oliveira Martins)


Sem comentários:

Enviar um comentário