"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 29 de março de 2018

Última Ceia

«Quando chegou a altura, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e disse-lhes: "Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de morrer. Pois afirmo-vos que não voltarei a comê-la até que ela receba o seu significado completo no reino de Deus."» 
(Lucas, 22:14-16)

Ceia ou Instituição da Sagrada Eucaristia
Tríptico de Vasco Fernandes (Grão Vasco), Museu de Grão Vasco (Viseu)

«É complexa a imagem que temos perante nós. São dois milhares de anos em que os cristianismos, especialmente o católico e o ortodoxo, se cimentaram em torno do que esta cena representa, simboliza e preconiza. Seja um momento especial ou seja a instituição de um rito repetido todos os domingos, seja uma refeição de partilha do pão ou um momento de transfiguração em que os "sagrados elementos" são o próprio corpo e sangue de Cristo, a verdade é que no Ocidente não nos conseguimos compreender a nós mesmos sem reconhecer um peso imenso a este episódio e às suas representações.»
Paulo Mendes Pinto, A palavra e a imagem


Sem comentários:

Enviar um comentário