"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cantinhos da Parede - Casa Nunes da Matta

A Câmara Municipal de Cascais divulgou um roteiro republicano da Parede, freguesia onde funcionava a Comissão Republicana do Concelho.
É interessante a existência de um número assinalável de cidadãos que defendiam os ideais republicanos e desempenharam uma acção importante a nível local na concretização desses ideais, tendo pertencido ou não ao Partido Republicano.

Um desses cidadãos foi José Nunes da Matta (1849 - 1945), um dos fundadores do Partido Republicano e elemento do seu directório até 1919.
Fez o curso de oficial da Marinha e dedicou-se à construção naval. Foi professor auxiliar de Ciências na Escola Naval, tendo ascendido à regência da cadeira de Astronomia, Navegação e Meteorologia.
Deputado (1911), presidiu à Comissão de Finanças, no Senado.
Foi nomeado vice-almirante, em 1915. Cedeu terrenos seus para várias instituições de serviço público, como escolas e asilos.
Aquela que foi a sua residência - a Casa Nunes da Matta, como é conhecida - localiza-se perto da estação da Parede, entre a linha do caminho de ferro e a marginal, zona cuja urbanização defendeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário