"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 2 de novembro de 2014

Jorge de Sena - Eternidade

Vens a mim
pequeno como um Deus,
frágil como a terra,
morto como o amor,
falso como a luz,
e eu recebo-te
para a invenção da minha grandeza,
para rodeio da minha esperança
e pálpebras de astros nus.

Nasceste agora mesmo. Vem comigo.


Jorge de Sena nasceu a 2 de Novembro de 1919.


2 comentários:

  1. gostei de Jorge Sena no poema;

    CARTA A MEUS FILHOS
    Sobre os fuzilamentos de Goya

    Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso.
    É possível, porque tudo é possível, que ele seja
    aquele que eu desejo para vós. Um simples mundo,
    onde tudo tenha apenas a dificuldade que advém
    de nada haver que não seja simples e natural.
    Um mundo em que tudo seja permitido,
    conforme o vosso gosto, o vosso anseio, o vosso prazer,
    o vosso respeito pelos outros, o respeito dos outros por vós.
    E é possível que não seja isto, nem seja sequer isto
    .........




    ResponderEliminar
  2. Esse poema é límpido. Li-o (ou escrevi-o) mais do que uma vez para alunos meus. Jorge de Sena tem uma ampla obra poética, nem sempre fácil ou nem sempre esperançosa. Há mágoas, ressentimentos... parece-me reflectir a relação com o país. Mas ainda tenho muito para conhecer...

    ResponderEliminar