"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

É preciso estudar mais, voltar à escola e saber mais

Notícia do Público de 29 de Junho: 

Mariano Gago pede mais ambição e quer chegar aos dois milhões de licenciados

Mariano Gago não tem dúvidas: "Portugal só conseguirá inverter o mais difícil escolho de desenvolvimento se convencer os seus concidadãos a estudarem mais, a saberem mais, não apenas para trabalhar melhor, mas para serem melhores cidadãos. Este é o desafio que todos temos pela frente."
Declarando que "é preciso estudar mais, voltar à escola e saber mais", o ministro da Ciência e do Ensino Superior contextualizou a situação do ensino superior em Portugal não só em relação à Europa, mas também a nível dos países mais desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para afirmar que "Portugal tem apenas cerca de metade do número de diplomados dos países mais desenvolvidos da OCDE". "Temos cerca de um milhão de pessoas com diploma de ensino superior. Se estivéssemos ao nível, nesse indicador, dos países mais desenvolvidos da OCDE, teríamos dois milhões. É esta a dimensão do nosso problema de competitividade para os próximos anos", disse ontem o ministro (...)


Plano A - Convençam-nos disso (a começar pelas próprias criancinhas que frequentam a Escola e os pais das criancinhas). É que devia ser mesmo para aprender mais!
Se não resultar...
Plano B - Facilitem a atribuição do milhão de diplomas em falta (aqueles cursos rápidos em que se recebem diplomas mesmo sem se aprender (muito) mais. Podem fazer melhores ofertas aos habitantes dos concelhos com poder de compra abaixo da média nacional). Estatisticamente ficaremos bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário