"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 25 de novembro de 2018

Eça, um artista

«Convenci-me de que um artista não pode trabalhar longe do meio em que está a sua matéria artística: Balzac (...) não poderia escrever a Comédia Humana em Manchester (...) Eu, não posso pintar Portugal em Newcastle. De modo que estou nesta crise intelectual: ou tenho de me recolher ao meio onde posso produzir, por processo experimental - isto é, ir para Portugal - ou tenho de me entregar à literatura puramente fantástica e humorística.»
Carta a Ramalho Ortigão, 8 de Abril de 1878



Eça de Queirós nasceu a 25 de Novembro de 1845.


Sem comentários:

Enviar um comentário