"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 26 de outubro de 2014

Domenico Scarlatti

Domenico Scarlatti nasceu em Nápoles, a 26 de Outubro de 1685.

Mestre de capela da embaixada de Portugal em Roma, veio para Portugal em Novembro de 1719, como mestre de música da princesa Maria Bárbara de Bragança.
Depois de ter voltado a Nápoles, regressaria à Península Ibérica, às mesmas funções que exercera e de novo junto da princesa, entretanto a viver na corte espanhola, casada com Fernando VI.

De Domenico Scarlatti é conhecido um retrato, pintado por Domingo António de Velasco. O quadro encontra-se em Portugal, na Casa dos Patudos, casa que foi pertença da família Relvas, em Alpiarça.

Foi José Relvas, importante político republicano português que o adquiriu em Madrid, a 19 de Janeiro de 1913, quando aí era embaixador de Portugal.


O quadro foi pintado cerca de 1730, estava Scarlatti já em Espanha. Descreve-o o próprio José Relvas: "Vestido com o traje sumptuoso da época, em veludo e sedas bordadas, com rendas nos punhos."






Sem comentários:

Enviar um comentário