"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 16 de junho de 2013

Clarice Lispector

Domingo matinal pelo jardim, pela cafetaria e pelas exposições da Gulbenkian.

A Hora da Estrela, sobre Clarice Lispector, de quem nunca li qualquer obra.
Ficou uma curiosidade maior.

Uma montagem muito interessante para uma exposição sobre uma escritora e a sua obra. 


Gavetas iluminadas, contendo reproduções de documentos relativos à vida da escritora. 



«Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa.»
«A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.»
«Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. (...) O que recebi de herança não me chega.»
«(...) tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português.»

Confissões - Declaração de amor - de quem nasceu na Ucrânia (1920), mas foi viver no Brasil logo aos 2 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário