"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 6 de outubro de 2024

Fairport Convention - Nine (+ o 8 e + o 10)

A 5 de Outubro de 1973 (conversa iniciada no post anterior), o número 9 dos Fairport Convention, naquela que era a 9.ª formação do grupo desde 1968. Mas era a mesma do disco anterior, coisa rara!

Com as constantes mudanças na sua constituição, Nine não conta com nenhum dos elementos fundadores dos Fairport Convention e Sandy Denny estava "fora".

O disco anterior, Rosie, com a qualidade de execução que os Fairport sempre asseguram, não tem qualquer rasgo especial de criatividade. 

Nine tem um cheirinho mais rock e country (este dado pela "slide guitar" de J. Donahue).

Fica aqui uma faixa de origem tradicional, a raiz de muitas músicas do grupo, trabalhada pelos FC.

The Hexhamshire Lass

Depois... o melhor mesmo é ouvir o 10.º: Fairport Live Convention, com a regressada Sandy Denny a juntar-se aos 5 elementos da formação, com canções gravadas ao vivo em vários locais, incluindo a Sidney Opera House, entre Dezembro de 1973 e Janeiro de 1974.

Embora seja um disco com gravações ao vivo, várias das faixas são temas inéditos. E quem comprar uma das últimas edições em CD ganha o bónus de 5 canções.


Sem comentários:

Enviar um comentário