Associo sempre o 5 de Outubro à História, à República (bem mais do que a Zamora). Até o Dia do Professor me parece deslocado!...
Mas o 5 de Outubro de 1973 foi musicalmente especial, embora só mais tarde o tenha descoberto. Nesse tempo as novidades, mesmo as musicais, chegavam a Portugal com uma décalage. E eu também não estava capaz de o reconhecer à época.
Nesse dia foram editados dois discos, um com mais realce no chamado rock progressivo, uma peça importante no género, o outro não tanto no novo folk britânico, embora ainda hoje se oiça com agrado, pelo menos, para quem gosta do género:
Genesis - Selling England by the Pound e Fairport Convention - Nine
Sobre o mais relevante...
Firth Of Fifth
com algumas das passagens instrumentais "altivamente belas" do disco
Em Portugal, deu-se uma "estranha" e muito rara edição do disco, pela "Pérgola/Universal/Círculo de Leitores", ainda em 1973.
Na capa dessa edição (que parece uma coisa assim... pirata), muito à época, o destaque vai para Phil Collins, premonição do que seria o futuro dos Genesis.
A faixa I know what I like, a mais passada na rádio, foi a que me deu a conhecer os Genesis. Mas igualmente o instrumental After the Ordeal. Os seus 4 minutos e picos de duração também se adaptavam melhor ao tempo standart da transmissão radiofónica.
Em Maio de 1974, vivia o país na ressaca do 25 de Abril, Selling England by the Pound estava no 4.º lugar dos LPs mais vendidos na cidade de Lisboa (informação do jornal Musicalíssimo).
Sem comentários:
Enviar um comentário