"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

terça-feira, 10 de março de 2015

Herdeiro, procura-se!


«Meu filho: Muitas razões, e todas muito importantes, me decidiram a deixar-vos, com bastante trabalho pela minha parte e entre as minhas mais importantes ocupações, estas Memórias do meu reinado e dos meus feitos principais. Nunca acreditei que os reis, sentindo como sentem todas as ternuras familiares, estivessem dispensados da obrigação comum dos pais: a de instruir os seus filhos mediante o exemplo e o conselho. Pelo contrário, pareceu-me que, na alta escala em que ambos estamos, ao dever particular acrescenta-se um dever público; e por último, (...) estes cuidados não seriam suficientemente grandes se não fossem mais além de nós próprios, fazendo-nos comunicar todas as nossas experiências a quem deve reinar depois de nós.»
Luís XIV, A Arte de Governar


O Voluntário de Belém, que pensa que um Presidente da República de bom senso e com muita experiência não se deve imiscuir em jogadas político-partidárias que já cheiram a campanha eleitoral, lança o isco para uma corrida eleitoral ainda mais longínqua no calendário.

«Nada produz maiores efeitos em pouco tempo do que a reputação do príncipe.» (Luís XIV)


Sem comentários:

Enviar um comentário