"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Baixa de Lisboa - um imenso hotel?

Segundo a comunicação social, decorrem obras para 7 novos hotéis na Baixa de Lisboa. Na Câmara serão 30 os pedidos de licenciamento de novos hotéis (não sei se todos na Baixa).
No Largo Trindade Coelho, mesmo em frente à Igreja de S. Roque, dizem que é para um hotel as obras que se irão fazer num prédio que alberga duas livrarias-alfarrabistas: a Olisipo e a Artes e Letras. Virá o hotel, desaparecem as livrarias.

O prédio em questão é o de esquina (junto à margem direita)

A nova lei das rendas "agiliza" (verbo moderno) estes processos. As rendas poderão estar desadequadas ao  espaço arrendado, desactualizadas, o sítio é atraente, o turismo é necessário, tudo legal, tudo justificado.
Mas... com este crescimento dos estabelecimentos hoteleiros e o desaparecimento dos espaços atractivos que dão a identidade à zona e fazem a diferença, não se corre o risco de se matarem os chamarizes e os turistas andarem na Baixa a ver... hotéis?

Livraria Olisipo

Livraria Artes e Letras


























Sem comentários:

Enviar um comentário