"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 19 de maio de 2019

O futebol é apenas o futebol

Nas comemorações da vitória do Benfica, parece-me bem realçar passagens do discurso do treinador do Benfica, pela sua raridade, pela lucidez num ambiente de festa pouco propício a raciocínios lógicos, sobretudo, extra-futebol.
«(...) é preciso perceber que o futebol é apenas o futebol (...) há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país pelas quais temos que lutar. (...)
Se vocês se unirem e tiverem a força e a exigência que têm com o futebol nos outros aspectos do nosso Portugal, da nossa economia, da nossa saúde, da nossa educação, vamos ser um país melhor.»
(Bruno Lage)

Ainda sobre a vitória:
«Tem que partir de nós, do nosso exemplo, começar a olhar para os nossos adversários e, quando eles ganharem, também lhes dar mérito. Só assim é que também eles vão começar a dar-nos mérito.»

Copio estas passagens da comunicação social. Parece-me saudável fazê-lo, como saudável é o facto deste discurso ter sido feito.
Não sei se muita gente o terá ouvido ou lido.

"O futebol é apenas o futebol. Há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país", mas ainda hoje os noticiários da noite nos encharcam da festa da vitória de um campeonato e repetem à exaustão as imagens de ontem, que transmitiram em directo.
Talvez os chefes de redacção e responsáveis pela edição dos noticiários devam ler que "O futebol é apenas o futebol. Há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país".


Sem comentários:

Enviar um comentário