Depois, até cremos ser impossível ter passado tanto tempo da nossa vida sem darmos conta deles, porque passamos a estar atentos à sua referência por outros, parece que tropeçamos neles todos os dias, encontramo-los ligados a outros nomes, locais e acontecimentos que já faziam parte do nosso universo (ou passam a fazer).
Como é que não os descobrimos antes?
Emmerico Nunes, por exemplo.
Conhecia-o como autor de desenhos humorísticos do início do século passado, elemento participante no I Salão dos Humoristas Portugueses (1912).
Fui à exposição que lhe é dedicada no Centro de Arte Moderna, da Fundação C. Gulbenkian e de que aqui falei. Descubro que há mais Emmerico Nunes. Muito mais - o exposto e o que passo a saber que existe e não está exposto. Aliás, os desenhos expostos foram, durante anos, considerados perdidos, por isso o nome da exposição: A obra perdida de Emmerico Nunes.
Depois fico a saber que estudou em Paris, conselho dado por Malhoa a seu pai, e associo-o àquele pintor. Também a Amadeo de Sousa Cardoso, por via do qual o podemos encontrar em fotografias já conhecidas, mas onde "o não via" (era personagem secundária, em comparação com a "estrela"). E encontramos aí, também, Manuel Bentes (mas desse falarei mais tarde, que ainda deve ser meu tio!).
Emmerico Nunes, Manuel Bentes, Amadeo de Souza-Cardoso e Alexandre Ferraz de Andrade em casa de Amadeo, no Boulevard Montparnasse (Paris) |
Casa em que Emmerico Nunes viveu, em Sines. Pertencia à família da mulher, Clotilde Pidweel Nunes |
A net é um mundo. Entro, procuro e tenho mais pinturas de paisagens: Sines (natural, se lá viveu), Rana (campos de cultivo, será que é a Rana que conheço e que fica nas "traseiras" da minha casa? Olha que coincidência! A suspeita passa a verdade ao ver a pintura seguinte), Rebelva - Carcavelos (olá!, é mesmo aqui a dois passos de casa!)...
Emmerico Nunes - Sines |
Emmerico Nunes - Rana |
Emmerico Nunes - Rebelva |
O blog Dias que voam apresenta um bom conjunto de anúncios bem dispostos.
A partir de agora, nada do que encontrar sobre Emmerico Nunes me será estranho, ou seja, passa a ser incorporado/processado na minha base de dados mental.
Estarei mais atento.
Emmerico Nunes caricaturado por Amadeo |
Sem comentários:
Enviar um comentário