"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jogo da Glória - O século XX malvisto pelo desenho de humor

Em exposição, o século XX (re)visto pelo desenho de humor, sobretudo o desenho de imprensa.
São retratados os principais acontecimentos políticos e sociais do século através de um conjunto significativo de desenhos e ilustrações em grande parte pertencentes a uma das maiores coleções de iconografia, a coleção Ricon Peres.

Começa por cerâmicas de Rafael Bordalo Pinheiro mas integra, por exemplo, o som das histórias do Raúl Solnado e bonecos do Contra-Informação (os últimos Presidentes da República). Estão representados os nomes grandes da caricatura e da ilustração, como o já referido Rafael Bordalo Pinheiro, Leal da Câmara, Stuart Carvalhais ou Sam, e os mais recentes: Cristina Sampaio, António e Luís Afonso. Também há espaço para desenhos e pinturas de Amadeo Sousa Cardoso e Almada Negreiros.
A exposição, da responsabilidade do Museu da Presidência da República, está até dia 26 de Fevereiro num espaço do Palácio da Cidadela de Cascais, reaberto após obras de reabilitação.

O Palácio, paço real a partir de 1870 e “paço” presidencial depois da implantação da República, também está visitável. Oportunidade para o 2 em 1: a visita à exposição e a um edifício central da história e do património de Cascais.
Outra vantagem: a localização privilegiada do Palácio sobre a baía de Cascais. Em dia de Sol...



Sem comentários:

Enviar um comentário