"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

No centenário do nascimento de Eugénio de Andrade

Em dia de centenário, a notícia de que na casa onde Eugénio de Andrade viveu no Passeio Alegre vai nascer a Casa da Poesia Eugénio de Andrade.

Finalmente, depois de anos de um vazio - e de uma casa vazia - o anúncio da sua abertura... a 13 de Junho, data do falecimento do poeta.

A casa do Passeio do Alegre em 2012

O Museu e Bibliotecas do Porto apresentou um vasto programa de exposições, ciclos de conversas, de leituras e de música em torno da vida e da obra de Eugénio de Andrade, que será o escritor homenageado da Feira do Livro do Porto deste ano.

No edifício do Passeio Alegre, hoje reaberto para a realização da cerimónia, foi também feita a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.

Esta biblioteca conterá o imenso espólio que estava na posse das autarquias do Porto e do Fundão (concelho da sua origem).

Eugénio de Andrade - pintura de Júlio Resende


Sem comentários:

Enviar um comentário