"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Entre Nós e Vocês

Na qualidade de Professor, a propósito do início do ano lectivo, recebi uma cartinha do meu chefe superior, o Ministro da Educação, Ciência e Inovação.

O discurso está entre o nós (também sou Professor - somos mestres do mesmo ofício) e o vocês (os que vão/vamos ter o trabalho).

«Esta semana iniciam as aulas. Para nós, Professores, o mês de setembro marca sempre um recomeço. Os últimos dias foram já de preparação para mais um ano letivo. Na escola, vão encontrar novos alunos, que trazem novas energias e que nos ajudam a mantermo-nos jovens. Como sabemos, o início de um novo ano letivo é sempre pleno de desafios. Mas é, também, um momento de reencontros. De reencontrar colegas e de conhecer novos colegas para partilharmos conhecimentos e experiências.

(... etc., etc., etc...)»

Não gosto do estilo, também não gosto do português (soa-me mal)...

Mas sou optimista: as aulas vão ajudar a manter-me jovem!...

A sério: o recomeço é um acto inicial e traz sempre um sinal de esperança.


Sem comentários:

Enviar um comentário