"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Náusea!

As campanhas informativas vêm e vão por ondas e provocam-me náusea! 

Agora é a onda "do caso das gémeas brasileiras" ou "do medicamento mais caro do mundo".

Critérios editoriais abjectos! Jornalistas aspirantes a Sherlockes de trazer por casa! Pretenso "jornalismo de investigação"! Legalistas da trampa! Moralistas da treta! 

Gostaria de saber o que se ensina nos cursos de comunicação social, já que aquilo que se aprende ou que é aplicado, pelas amostras, deixa muito a desejar. A ânsia frenética de cada meio procurando ser o primeiro a descobrir a novidade, a evidência que comprove a teoria, o comentário que traga a luz clarificadora e explique cabalmente a origem da vida humana - encontrar o elo perdido entre o Homem e os hominídeos... 

Espero que as gémeas tenham melhores condições de vida após o tratamento que fizeram.

Se o seu caso não tivesse sido atendido, muito possivelmente estaríamos numa campanha da comunicação social de sentido inverso: como foi possível não respeitar a vida de duas crianças / falta de humanidade / instituições fecham os olhos ao sofrimento de uma família / Negada prestação de cuidados médicos a duas crianças em risco de vida / etc. etc. 

Vão dar banho ao cão!


Sem comentários:

Enviar um comentário