"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 29 de junho de 2023

A Saucerful Of Secrets - quando os Pink Floyd foram 5

Em 29 de Junho de 1968, os Pink Floyd lançavam A Saucerful Of Secrets, o seu segundo álbum de estúdio e, na minha opinião, a primeira obra-prima das várias criadas pelo grupo no espaço de 7 anos (pararam em 1975, com Wish You Were Here).

Foi o último trabalho do grupo com Syd Barrett e o primeiro com o guitarrista David Gilmour, sendo, portanto, o único disco em que participam os cinco membros que pertenceram ao conjunto. Todos os membros contribuíram com composições e na sua interpretação vocal.

Mas quanto a tocarem juntos, só na faixa Set the Controls for the Hearts of the Sun isso acontece. Jugband Blues é a última composição de Barrett nos Pink Floyd, sendo cantada pelo próprio a encerrar o disco.

Em público, a primeira apresentação dos Pink Floyd como quinteto aconteceu em 12 de Janeiro de 1968, na Universidade de Aston (Birmingham), repetindo-se em mais 3 concertos, pelo menos. A separação definitiva aconteceu antes do lançamento deste disco, considerado um marco para o rock psicadélico.


Set The Controls For The Heart Of The Sun - Live At Pompeii


Sem comentários:

Enviar um comentário