Oriundo da Andaluzia, mesmo aqui ao lado (do Alentejo), e bem adoptado aqui (no Alentejo), "quase que podíamos dizer que o gaspacho é a açorda de Verão, no Alentejo."
"Feito com água fresca e com a junção de pão e vários alimentos, consoante a fartura ou a escassez, quando é feito de forma mais rigorosa pode ser considerado uma receita rica e completa".
Receitas de gaspacho há muitas. Deixo aqui a receita de Manuel Fialho, a quem pertencem as citações (Gastronomia e Vinhos do Alentejo).
Maria Cozinheira te cuida!
«Para um almofariz deitam-se uns dentes de alhos cortados e uma quantidade de sal grosso e de seguida pisam-se até obter uma massa. Arranja-se o tomate, que deve estar maduro, e cortam-se em cubos pequenos assim como o pepino - retirando-se as sementes do meio - e o pimento verde cortado da mesma forma.
Numa tigela ou terrina deita-se a massa do alho obtida do piso, junta-se o azeite necessário, o vinagre e água fresca. Com uma colher misturam-se os produtos e prova-se de sal. De seguida deitam-se no caldo o tomate, o pepino, o pimento verde e um pouco de orégãos misturando novamente com a colher. Faz-se com pão caseiro duro umas sopas em cubos, um pouco maiores do que os cubos dos legumes e juntam-se ao caldo.
O gaspacho pode ser acompanhado com paio e presunto cortado em pequenos pedaços, que normalmente entram no caldo juntamente com as sopas de pão ou com carapaus fritos, petingas fritas ou sardinhas assadas.»
Como não tenho fotografia de gaspacho, procurei na net. Há cada coisa mais esquisita a que dão o mesmo nome!
O da imagem é de Pias (dizem). É o que mais se aproxima daquilo que eu entendo como gaspacho.
Alentejo, gaspacho e esta "calma" de Verão aproximam-se da saudável Arte da Lentidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário