"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cinemateca Portuguesa - pela manutenção do serviço público

 
Pelas 19 horas, deverá acontecer, junto da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema (Rua Barata Salgueiro - Lisboa), uma concentração cívica.
O objectivo é a defesa da manutenção do serviço público de difusão e preservação da arte cinematográfica, o qual estará em risco por dificuldades financeiras. A Cinemateca, que integra o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), é a única entidade, em Portugal, a fazer o trabalho de conservação e restauro do património cinematográfico.

O Secretário de Estado da Cultura afirmou que estão asseguradas as medidas para que a Cinemateca possa continuar a funcionar.
Pelo hábito que já temos à mudança dos ventos (e das palavras) - e a cultura é sempre o parente pobre - o realizador José Carlos Oliveira lançou uma petição em defesa da Cinemateca, apelando a que a Assembleia da República debata a sobrevivência daquele organismo e encontre um quadro legal para assegurar o seu financiamento sustentado.

Podem encontrar aqui a Petição Pública.


2 comentários:

  1. Apesar da crescente catadupa dos escolhos da vida, somos ainda muitos.

    ResponderEliminar
  2. Há que afastar os escolhos que nos atrapalham a vida.

    ResponderEliminar