"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Hoje é dia de chatear o Camões!

"Camões é uma espécie de ídolo de todas as gerações." A frase é do jornalista da RTP 1 que apresentou o noticiário da hora de almoço.

Será o ídolo malandro e subversivo, como defende Hélder Macedo, que dedicou muitos anos da sua vida ao estudo de Camões? 

Ler a entrevista - Público 2024-06-09


Ai, Camões, Camões!...


80 anos do Estádio Nacional

A história dos projectos arquitectónicos e da construção é controversa. São vários os arquitectos envolvidos em diferentes fases, incluindo o paisagista Georg Gunder, que tinha colaborado nos Jogos Olímpicos de Berlim. Aquele a quem é normalmente atribuído o projecto de conclusão é Miguel Jakobetty Rosa: ele é o autor da tribuna presidencial do estádio assim como de outras propostas e intervenções posteriores a 1939-1940. 


A 14 de Setembro de 1940, o jornal O Século apresenta o Estádio como uma realidade já existente:
«Impõe-se já, como uma das mais grandiosas obras de engenharia realizadas em Portugal, o Estádio Nacional, esse palácio dos desportos, recinto apropriado para todos os jogos de força e de destreza, que ficará a dever-se à política do Estado Novo, inspirado no verdadeiro interesse do país, como realidade das mais belas a compensar aquilo a que o desporto tem jus. Cumpriu-se a promessa do sr. dr. Oliveira Salazar. O estádio pode já considerar-se um facto.»

O dia da inauguração foi marcado para a "festa da raça e de Camões", a 10 de Junho de 1944, data em que decorria a II Guerra Mundial (4 dias depois do Dia D).

A inauguração do Estádio Nacional traz um cheiro à abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, salvaguardadas as devidas proporções. 

«Estádio Nacional, prometido por Salazar aos desportistas portugueses, é hoje esplêndida, magnífica realidade.»  

«Salazar, campeão da pátria, era o atleta número um naquela festa de campeões.»

«(...) a inauguração do Estádio ultrapassa os limites de uma simples festa desportiva, para atingir um significado mais alto e vivido, é o documento monumental do que se passou, sem deixar saudades, a época das promessas que não se cumpriam, que não passavam de palavras, a certeza da retórica, o juramento de pedra da nossa renascença. A festa da inauguração do Estádio não é apenas, portanto, a grande festa do Desporto Nacional, mas acima de tudo, a apoteose de Portugal Novo, a confiança no dia de hoje e a certeza do dia de amanhã.»  (António Ferro, Director do Secretariado de Propaganda Nacional e Presidente da Comissão Organizadora da Festa do Estádio nacional, na Emissora Nacional)



Depois disso...
Cartaz para as eleições presidenciais de 1949:


Eleições europeias à portuguesa

O que se me oferece dizer...

Formiga que quer ser Papa
pela demora não perde,
ai tapa o narizinho, tapa,
que vais ficar feito em merde.

 

sábado, 8 de junho de 2024

Notas proporcionais às (outras) notas




Marguerite Yourcenar - 121 anos do seu nascimento

«Nada é mais lento que o verdadeiro nascimento de um homem.»
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano


Marguerite Yourcenar de visita à Villa Adriana,
no dia do seu 21.º aniversário, 8 de Junho de 1924. 
Há 100 anos


Sequelas do Dia D

Perto das praias, na Normandia...




Gaba-te cesto...

«Quando eu era mais novo, a minha avó dizia assim: "isto já só vai lá com dois Salazares". Era o que ela dizia, é verdade. E hoje eu orgulho-me muito quando as pessoas sabem que, afinal, já não é preciso Salazar nenhum.»
André Ventura, numa arruada pelo centro de Braga

Salazar deve estar às voltas na tumba!

(não é que eu tenha simpatia por Salazar, mas este ainda tinha pensamento político...)



sexta-feira, 7 de junho de 2024

Paul Gauguin


Paul Gauguin nasceu a 7 de Junho de 1848

La pluie est traversière
Elle bat de grain en grain
Quelques vieux chevaux blancs
Qui fredonnent Gauguin
Jacques Brel, Les Marquises




quinta-feira, 6 de junho de 2024

Dia D - 80 anos

A 6 de Junho de 1944, tropas aliadas desembarcaram na Normandia, abrindo uma nova frente na II Guerra Mundial - foi o Dia D ou o Dia Mais Longo.


Na madrugada desse dia teve início uma grande manobra de guerra aeronaval, que recebeu o nome de código de "Operação Overlord". Estiveram envolvidos 10.500 aviões, entre caças e bombardeiros, 722 navios de guerra e 4.300 embarcações de transporte.

Através do Canal da Mancha, 156 mil militares, sobretudo dos EUA, da Grã-Bretanha e do Canadá, tomaram de assalto as praias da Normandia, em solo francês, ao longo de mais de 100 km. 

Nessa altura já 13 mil pára-quedistas tinham sido lançados atrás das linhas alemãs, com o objectivo de controlarem pontos-chave. Bombardeamentos aéreos e navais foram efectuados para que os alemães ficassem na defensiva.

Os alemães acreditavam que a invasão iria acontecer numa outra região - em Nord-Pas-de-Calais.

Os planos de invasão foram acordados na Conferência de Teerão, entre os líderes das principais potências aliadas (EUA, Grã-Bretanha e União Soviética. Os soviéticos tinham resistido em Estalinegrado (1942-43), iniciando a mudança do curso da guerra. No Norte de África as forças de Rommel tinham sido derrotadas e a Itália tinha capitulado. O Dia D foi o golpe que faltava para a queda do III Reich. 

A Conferência de Teerão foi uma reunião estratégica de Estaline, Roosevelt e Churchill, entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 1943, de onde saiu o compromisso dos Aliados ocidentais abrirem uma segunda frente de guerra contra a Alemanha nazi, aliviando a frente soviética.

Até 25 de Julho desembarcaram cerca de milhão e meio de soldados. Foi a abertura para a libertação da Europa do jugo nazi.

«Este é o maior desafio que alguma vez tivemos.» (Winston Churchill, 1.º Ministro inglês)

«Os homens livres do mundo estão a marchar juntos para a vitória.» (Gen. Dwight D. Eisenhower, Comandante Supremo das Forças Aliadas).


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Marta Argerich de parabéns

Tão novinha que era...


Marta Argerich é a aniversariante de hoje: 83 anos.


Ser capa de jornal

Diário de Notícias, 5/6/2024

France Télévisions, 4/6/2024

Cientistas e mulheres portuguesas substituíram os políticos, os socialites (ou pindéricos pretendentes a...), gente "famosa" por ser "famosa" e/ou os futebolistas Ronaldos (ou emergentes) em destaque na comunicação social (aqui ou nas Franças...).
Deve estar algum burro para morrer... 


terça-feira, 4 de junho de 2024

Provas sem aferição e sem futuro

«As provas de aferição são um instrumento de avaliação externa aplicado no Ensino Básico em Portugal que consomem inutilmente recursos humanos, tempo lectivo e tempo de aprendizagem. Não tenho memória de alguma vez, de forma demonstrada, terem contribuído para a melhoria do ensino não só de quem aprende mas também de quem ensina. O objectivo principal de aferir o nível de aprendizagem dos alunos em áreas consideradas estratégicas para o seu desenvolvimento e fornecer informações para o acompanhamento do seu progresso escolar devia ser sempre uma prerrogativa exclusiva do professor. E sempre foi até ao dia em que inventámos estas inúteis provas.»

Artigo de opinião de Carlos Ceia,  Público, 4 de Junho de 2024



Que continue a haver estrada para andar...

Vídeo realizado pelos 50 anos de carreira de Jorge Palma.

Jorge Palma completa hoje 74 anos.


Tiananmen - 35 anos

Segurança reforçada no 35º aniversário da repressão aos protestos pró-democracia.


É sempre bom ir lembrando estas coisas!...


Glory Days

De Born in the USA, editado há 40 anos.


domingo, 2 de junho de 2024

Pink Floyd - Obscured by clouds

Em 2 de junho de 1972, os Pink Floyd lançaram o seu sétimo álbum de estúdio: Obscured by Clouds.

A obra é a banda sonora do filme La Vallée, de Barbet Schroeder


Carcavelos e o cabo submarino que ligou Portugal a Inglaterra

2 de junho de 1870, a partir de 3 barcos fundeados em frente a Carcavelos, foi lançado o cabo submarino que ligou Portugal a Inglaterra.



Depois do estabelecimento da ligação Gibraltar-Carcavelos, o novo cabo, de 1 526 km de extensão, iria chegar a Porthcurno, no Sul de Inglaterra, e posteriormente a Londres (8 de Junho). 

Nesse dia, no Palácio da Ajuda, o rei D. Luís recebeu um telegrama de felicitações da Rainha Vitória. 

A exploração dos dois cabos (Gibraltar-Carcavelos e Carcavelos- Porthcurno) foi aberta ao público em 12 de Junho, permitindo desde então ligações telegráficas não só com Inglaterra e Gibraltar, mas também com Malta, Índia, China e todos os outros países ligados à rede mundial de cabos submarinos.

Porthcurno - Museum of Global Communications 

A companhia inglesa responsável pela instalação da linha telegráfica submarina adquiriu a Quinta Nova de Santo António, fronteira à praia de Carcavelos. Aí adaptou o palacete para servir como a sua sede local. A colónia de ingleses da empresa acabou por dar origem ao cognome pelo qual a quinta é conhecida ainda hoje - Quinta dos Ingleses -, dada a importância que esta comunidade teve na região naquela época.

A quinta é, actualmente, objecto de polémica em torno do projecto de urbanização que irá substituir a mata existente.

Voltando a 1870, o Diário de Notícias de 4 de Junho maravilhava-se, logo na primeira página, com o progresso que significava a instalação do cabo submarino:

«Admirável invenção é a da Telegrafia eléctrica, singular aperfeiçoamento o do cabo submarino! A imensa distância de 2.000 léguas, que separam Portugal da Índia, vai ser vencida no curto espaço de duas horas! Quantos benefícios vão produzir esta maravilha ao comércio, à indústria, aos povos, ao progresso!»


sábado, 1 de junho de 2024

Dia do Sobreiro e da Cortiça

O sobreiro é considerado a Árvore Nacional de Portugal desde 2011.

Sobreira Grande - Vale do Pereiro (Arraiolos)
Árvore do Ano em 2022

Alguns estudiosos defendem  que a existência dos sobreiros remonta há mais de 60 milhões de anos. Está cientificamente provado que os sobreiros resistiram ao período glaciar na bacia do Mediterrâneo, há mais de 25 milhões de anos. Em Portugal, onde existe a maior área de montado do mundo, foi descoberto um fragmento fóssil com mais de dez milhões de anos, o que demonstra a antiquíssima presença desta árvore no país.

Vista aérea de um montado