"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)
sábado, 9 de janeiro de 2016
A implosão da política educativa de Crato
O problema é pensar que, mais ano(s) menos ano(s), quando a direita/centro-direita voltar ao Governo, poderá implodir a política educativa actual, num faz-desfaz que não contribui para um funcionamento normal.
Quer dizer... o normal é este faz-desfaz.
Mas já estamos habituados!...
Há muitas e boas razões para rever medidas do anterior ministro (tal como havia para Nuno Crato rever medidas dos governos anteriores do PS).
Mas não pode haver consensos mais alargados e duradouros sobre questões que nem serão ideológicas, como as modalidades de substituição dos professores? E sobre as metas/programas/conteúdos/descritores/objectivos/competências das diferentes disciplinas nos vários níveis de ensino? E sobre as provas de aferição/provas finais/exames?
A meio de um ano lectivo é a saga de quem faz ou de quem não faz exames ou coisa parecida.
A meio de um ano lectivo, Crato arrasou as "competências" paradigmáticas dos governos de Sócrates. E criou um vazio, pois as "metas" paradigmáticas do Crato não estavam elaboradas. Agora fala-se no muito provável fim das metas. Ainda a meio do ano lectivo? E o que substitui as metas?
Os alunos que agora estão no 6.º ano escapam de realizar provas no 2.º Ciclo.
Em contrapartida, se o Governo cair até ao princípio de 2017 e vier o PSD, os alunos que agora estão no 5.º ano arriscam-se a fazer provas duas vezes no mesmo ciclo.
Seria bom pensarmos O QUE É QUE QUEREMOS DA ESCOLA?
E seria bom avaliarmos o que se vai fazendo e o que se vai conseguindo.
E seria bom os políticos interiorizarem nas suas cabecinhas que os resultados na educação não se coadunam com os ciclos legislativos e governamentais. Estes são curtos...graças a Deus!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário