"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A livraria Galileu (Cascais)

É um daqueles sítios onde tenho sempre a tentação de entrar quando vou a Cascais. Por vezes, resisto – os livros são viciantes e aquele é um espaço sagrado, de paixão pelos livros. Mas, no mínimo, espreito os que estão nas bancadas exteriores (é o ritual menor). Quando entramos… é certo que ficamos presos.




Poster de Sam, datado de 1972
Foi inaugurada a 22 de Dezembro de 1972, por quem queria colmatar a ausência de uma livraria em Cascais, criando um lugar que fosse também de tertúlia. Como diz Duarte Nuno Oliveira, um dos seus fundadores, «um lugar que promovesse, através do amor pela leitura dos seus visitantes, uma vivência desempoeirada da cultura.» Foi cenário de encontros e de sessões de autógrafos e local de convívio em torno dos livros, porque o mais difícil é não falar de livros com quem nos recebe - e somos muito bem recebidos, nomeadamente por Caroline Tyssen, uma das fundadoras, verdadeira apaixonada pelos livros e, logo, pelo que faz. Tanto que até ao Domingo a livraria abre, das 11 h às 19 h.

A livraria Galileu tornou-se também um espaço alfarrabístico, celebrando o que diz ser (e confirmo)um casamento feliz entre livros novos e livros usados, incluindo edições antigas. A cave é, por isso, o lugar maior de perdição, com livros empilhados num caos mais aparente do que real. Há um mapa do tesouro…

A cave - "Por favor não desarrume a minha ordem"
Quem gosta de livros e vai a Cascais não pode deixar de visitar. É um lugar com alma. Na Av. Valbom, muito perto da estação de comboios e quase ao lado… do Santini (os gelados são outra história).

É possível conhecer (virtualmente) a sua proprietária, Caroline Tyssen, e a sua forma de estar no negócio, através do vídeo do programa Nada de Cultura, do dia 13 de Abril de 2011, na TVI 24, apresentado por Francisco José Viegas, quando estava de saúde, antes da aventura na desventurada Secretaria de Estado da Cultura. Tema desse programa: as livrarias.

 
P.S. - As fotografias no interior da livraria são de http://numadeletra.com/


 

Sem comentários:

Enviar um comentário