"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fotografia: a propósito de um aniversário

Ponto de vista da janela de Gras
A fotografia mais antiga que se conhece
O Google lembra hoje o aniversário do nascimento de Louis Jacques Mandé Daguerre (18 de Novembro de 1787), autor da primeira patente para um processo fotográfico.

A invenção da fotografia é o resultado de múltiplos contributos. Daguerre foi um dos contribuintes, mas não se pode esquecer Niépce, com quem formou, em 1829, uma sociedade que se poderá considerar de colaboração, a fim de melhorarem o processo de captação e fixação das fotografias.

Niépce terá conseguido imagens sobre papel utilizando a câmara escura, em Abril e Maio de 1816. A ele se deve a mais antiga fotografia conhecida: Ponto de vista da janela de Gras (1826).
Daguerre fez evoluir o processo e os materiais usados para reduzir o tempo necessário à captação de uma imagem e para fixar essas imagens – fazê-las perdurar no tempo – pois os suportes experimentados até então eram demasiado sensíveis à luz.

Feira de Velharias de Belém (Setembro de 2011)

Para uma ideia do tempo de disparo do obliterador da máquina (normalmente 1/125 segundos numa máquina dos nossos dias), acrescentamos que a fotografia conhecida de 1826 foi produzida com uma câmera que necessitou de cerca de oito horas de exposição à luz solar. De tal forma que a fotografia consegue captar sombras de lados opostos (conforme o Sol “rodou” no horizonte).

Aqui por casa também se gosta de fotografia (e vão-se procurando fazer umas "avarias") :)

Castro Laboreiro (1998)
 
CCB - Lisboa (2011)


Sem comentários:

Enviar um comentário