Santo António num painel de azulejos no edifício da C.M. Cascias |
Nasceu no local onde foi construída a igreja sob a sua invocação, perto das antigas Portas de Ferro da Cerca Moura de Lisboa e da Sé – Catedral de Santa Maria Maior – onde se baptizou, estudou e terá sido Menino do Coro.
Ingressou como noviço em 1210 no Convento de São Vicente de Fora, pertencente à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, de onde seguiu para o Convento de Santa Cruz (Coimbra), onde foi ordenado sacerdote.
Tornou-se Frade Menor (franciscano) em 1220, pela admiração que tinha em relação aos frades mendicantes do Convento dos Olivais, também em Coimbra. Aí adoptou o nome de António em honra de Santo Antão Abade e Ermita, padroeiro do Convento dos Olivais.
Passou por Marrocos em missão de evangelização, viveu em Itália e na França, onde, depois de investido pelo próprio S. Francisco, “que lhe chamou seu Bispo”, percorreu regiões pregando e ensinando os frades. Foi na Itália que se notabilizou como teólogo e grande pregador. Integrou o movimento de evangelização que procurava recuperar Cátaros e Albigenses, o que lhe valeu o título de “incansável martelo dos hereges”.
Regressado a Itália no ano da morte de S. Francisco (1226), morreu em Arcela, no dia 13 de Junho de 1231, quando seguia a caminho de Pádua, em cuja basílica, construída em sua memória, repousam os restos mortais.
Foi canonizado em Maio de 1232, a canonização mais rápida da história da Igreja, o que é objecto de referência no Guiness Book.
Foi elevado a Doutor da Igreja (Doutor Evangélico) pelo papa Pio XII, em 1946.
Nossa Senhora confiando o Menino a Santo António |
Tem várias representações iconográficas, sendo a mais frequente a de um jovem tonsurado envergando o traje dos frades menores (franciscanos), segurando o Menino Jesus sobre um livro e tendo uma cruz ou um ramo de açucenas na outra mão.
Há uma série de curiosas crenças populares à volta do Santo, mas essas ficam para o próximo dia de Santo António.
P.S. - Este post é dedicado aos leitores fãs do Santo António.
Vou procurar melhorar as imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário