"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 10 de abril de 2020

O Espólio - El Greco

«Os soldados levaram Jesus para o interior do pátio do palácio chamado Pretório e juntaram ali toda a tropa. Puseram sobre ele uma capa vermelha, colocaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos entrançados e começaram a saudá-lo: "Viva o rei dos judeus!" Ao mesmo tempo batiam-lhe com uma vara na cabeça, cuspiam-lhe e punham-se de joelhos diante dele, como se estivessem a adorá-lo.
Depois de troçarem dele, tiraram-lhe a capa vermelha e tornaram a pôr-lhe a sua roupa. Por fim, levaram Jesus dali para o crucificarem.»
Marcos 15, 16-20

El Greco - O Espólio (Catedral de Toledo)

Obra executada por El Greco, entre 1577 e 1579, por encomenda do cabido da Catedral de Toledo.
Retrata o momento anterior à crucificação, tema relativamente raro na iconografia religiosa. A presença das três Marias (a Virgem, sua irmã - Maria Cleofás e Maria Madalena), no canto inferior esquerdo, e o facto de várias personagens que rodeiam Cristo se encontrarem a uma altura superior na representação, levantaram objeções por parte do cabido, que exigiu alterações no quadro.

O carácter menos ortodoxo da obra levou à contestação do pagamento do valor requerido pelo pintor e, depois do pleito, ao atraso desse pagamento. Contos pouco cristãos para este momento!...
Mas a obra lá permanece em destaque na catedral de Toledo, sem que El Greco a tenha alterado.
E depois desta, muitas outras executou na cidade, sem que se livrasse de mais contestações à sua arte.
Em qualquer época, é difícil ser visionário e estar à frente do tempo.


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