"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 28 de março de 2020

Complexo? (2)

Na busca de uma pintura sobre a cobrança de impostos no período moderno, encontrei várias pinturas de Marinus van Reymerswaelere - parece ter sido o tema mais recorrente da sua pintura - e reencontrei o cobrador de Pieter Brueghel, o Novo, de que existe um exemplar na Casa-Museu Medeiros e Almeida.

Brueghel, o Novo - Cobrador de impostos
Li a informação do Museu sobre o quadro:
«O tema abordado – o pagamento de impostos ou o escritório do advogado – era relativamente frequente e popular na Flandres do século XVII, resultando de uma sociedade em que a atividade financeira se tinha desenvolvido muito rapidamente.
O facto de a figura principal ter uma certa semelhança com um espanhol fez com que esta obra tenha sido identificada como uma crítica às condições sufocantes que o povo dos Países Baixos suportou durante a ocupação filipina.»

Parece confirmar-se o complexo neerlandês em relação à Espanha.


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