"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 5 de julho de 2014

O Espírito Santo do regime

Ou o culto do regime ao Espírito Santo.


Vítor Bento, conselheiro de Estado indicado por Cavaco Silva, mais Mota Pinto, dirigente do PSD, ligado aos serviços de informação...
E João Moreira Rato, chamado, em 2012, por Vítor Gaspar, para presidente do IGCP - dirigindo a emissão da dívida pública e o regresso de Portugal aos mercados. Passou pelo Lehman Brothers (o tal falido de grande qualidade), pelo Government Goldman Sachs, o Deus Financeiro que coloca os seus nos lugares-chave para controlar o rumo do capitalismo da economia global, e pelo Morgan Stanley
Currículo não falta!... 

Resta-nos rezar, ao Divino Espírito Santo, que mais ninguém se tenha esquecido do que fez a largos milhões, que mais ninguém se esqueça de declarar uns milhões ao fisco, que os buracos do banco não se transformem em dívida nossa. 
E que mais ninguém moralmente superior insistir na cantiga que vivemos acima das nossas possibilidades (até porque há os "trabalhadores" que nem se lembram dos milhões que têm...)

Maio de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário