"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 28 de maio de 2011

Feira Internacional da Cortiça

Desde ontem e até ao próximo dia 1 de Junho, em Coruche, decorre a Feira Internacional da Cortiça (Ficor).
Há apresentações de produtos ligados à cortiça, exposições, visitas a unidades industriais, acções de divulgação da Plataforma da Transacção da Cortiça, workshops de artes decorativas em cortiça, provas de vinhos, passeios em áreas de montado de sobro, demonstrações de descortiçamento, um desfile de moda ligada à cortiça e ainda outras actividades.
O concelho de Coruche tem mais de metade do seu território ocupado com montado de sobro. Na actualidade, também ali se encontram importantes fábricas de produtos de cortiça.


Felizmente que há poderes políticos, como a Câmara de Coruche, que valorizam as riquezas naturais dos seus territórios e, neste caso, procuram incentivar as actividades económicas e culturais em torno dessa riqueza contribuindo para ultrapassar uma fase menos positiva por que passou a indústria, nomeadamente o sector rolheiro. Não basta dizer que somos o maior produtor mundial de cortiça.

À cortiça voltaremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário