"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 30 de janeiro de 2011

S. Vicente de Fora - reabriu a igreja

A 22 de Janeiro comemora-se o dia de S. Vicente, padroeiro da cidade de Lisboa.
E no dia do seu padroeiro, reabriu a Igreja de S. Vicente de Fora, que se encontrava encerrada desde Agosto de 2008, por motivos de segurança.
A igreja, aberta ao culto e integrada no circuito de visita ao Mosteiro, estava muito degradada devido às infiltrações de água e à... caca de pombo. É que da cobertura da igreja, a acreditar nas notícias, foram retiradas 40 toneladas (!) de excrementos de pombo.
A igreja, que está ligada ao mosteiro onde Stº António estudou e viveu, onde a dinastia de Bragança e os Patriarcas têm os seus panteões, sofreu grandes obras estruturais completamente suportadas pelo Patriarcado de Lisboa, apesar de ser monumento nacional. O Estado... está em crise (e não é só financeira!...)


É um dos monumentos mais marcantes de Lisboa, com uma localização que permite que da sua cobertura se tenha uma paisagem privilegiada sobre parte da cidade, o Tejo (o Mar da Palha) e as várias bandas da Outra Banda.

Sem comentários:

Enviar um comentário