"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 7 de julho de 2019

Mais Património Mundial em Portugal

O complexo constituído por Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra foi classificado como Património Cultural Mundial da UNESCO.
A mesma classificação para o conjunto arquitectónico do Bom Jesus do Monte de Braga.

Sobre o conjunto de Mafra, o site da Direcção-Geral do Património Cultural informa...
«Conjunto arquitectónico barroco, de matriz italiana, constituído por palácio real, basílica e convento franciscano, construído ininterruptamente entre 1717 e 1744 (...)
A construção do monumento de Mafra decorreu ao longo de vinte e sete anos, e muito embora tenha sido alvo de vários projectos parciais elaborados por uma vasta equipa no decorrer da obra, a ininterrupção dos trabalhos e a supervisão régia terão contribuído para uma de invulgar coerência e harmonia construtiva que esta enorme mole arquitectónica apresenta.»

Na SIC, o entusiasmo da notícia fez reduzir o processo de construção a 3 anos!


Que a classificação ajude a melhorar os serviços de apoio aos visitantes e não aconteça o mesmo que no Convento de Cristo, em Tomar, onde esses serviços são risíveis (até no número ridiculamente reduzido de audioguias disponíveis).  

«Ao Bom Jesus e ao Sameiro vai-se por devoção e gosto. O viajante foi lá por gosto. É larga a paisagem, fresco o ar neste Novembro de muito Sol, e se artisticamente as maravilhas não são pródigas, há em tudo isto um sabor popular, um colorido de romaria que se pegou às estátuas, ao escadório, às capelas, e que justifica abundantemente a visita. O Bom Jesus ganha em beleza plástica à Senhora do Sameiro, nem há sequer comparação. Quanto a pontos de maior ou menor devoção, não são contas do rosário do viajante. Siga a viagem.»
José Saramago, Viagem a Portugal


O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.


Este museu não tinha sido incluído na área que veio a ser classificada em 2013 por se encontrar em trabalhos de restauro e remodelação na ocasião em que foi apresentada a candidatura.
O Museu Machado de Castro vale bem uma visita!


1 comentário:

  1. Parabéns aos monumentos e à organização ! também fiquei surpreendida de ouvir falar em 3 anos !!!

    ResponderEliminar